sexta-feira, 22 de agosto de 2008

O filme:O nome da rosa e resolução do exercicio ditado em sala.

Terça-feira, 19 de agosto de 2008.
1ºaula as 7:00h história .
Começamos assistir ao filme:O nome da rosa .No qual Viviane Galvão deu-nos uma ficha para que obtivessemos respostas através do filme.
4ºaula as 10:00h história.
voltamos do recreio para dar continuidade ao filme ,porem ocorreram acontecimentos inesperados no qual Viviane Galvão ,passou uma atividade ditada por ela , para nós resolvermos
Atividade do filme:O nome da rosa.

1) Como era a vida no mosteiro ?Quais atividades eram desenvolvidas pelos monges?
R: A vida La dentro era sobre regras, onde uma delas era não poder rir e falar só quando fosse questionado. Porem viviam como pessoas normais de cozinheiros, a ferreiro.
2)Qual a função dos monges copistas ?qual sua importância?
R:Eles copiavam as obras. Eles faziam reuniões, nelas debatiam sobre a religião católica, dirigiam missas onde aprendiam mais da palavra de Deus.
3)Qual o papel da igreja na idade media?
R:Ela tinha como poder a influencia, nas pessoas e cobrança dos impostos.
4)Por que motivo a igreja restringia o acesso a alguns livros?Qual o problema de Aristóteles ?
R:Para não mudar as idéias, pois Aristóteles ele era muito inteligente, então ia despertar inteligência em outros monges(conhecimento), e toda vez que “se alimentava o conhecimento alimentava também o sofrimento”.
5)Como viviam os camponeses ao redor do mosteiro?
R:Eles recebiam “doações” dos monges.Que davam dízimos.E também viviam na miséria ao ponto de furtarem comida dos monges.
6)Que maneira os monges interpretavam a serie de assassinatos?Compare com a visão/atitude de William de Baskerville .
R:Acreditavam que era o demônio, em quanto Will ele investigavam os detalhes minuciosamente, sempre achando que foi pessoas.
7)Qual os métodos utilizados pela inquisição no filme?Pesquise a respeito de outros métodos.
R: Eles eram julgados pelos monges depois torturados e queimados na fogueira(chama do mal).
8)O que eram as heresias?procure identificar a heresia que mencionada no filme ?
R: Eram pessoas que iam contra as regras da igreja .Como adoração ao demo. Com rituais de adoração ao diabo oferecendo galinha preta e gatos pretos.
9)Explique a polemica sobre a pobreza de cristo , discutida no filme.
R:Eles achavam que todos deveriam ser pobres e por isso terminavam matando os ricos.

Aprofundando conhecimentos sobre o filme:O nome da rosa

RESUMO:
Estranhas mortes começam a ocorrer num mosteiro beneditino localizado na Itália durante a baixa idade média, onde as vítimas aparecem sempre com os dedos e a língua roxos. O mosteiro guarda uma imensa biblioteca, onde poucos monges tem acesso às publicações sacras e profanas.A chegada de um monge franciscano (Sean Conery), incumbido de investigar os casos, irá mostrar o verdadeiro motivo dos crimes, resultando na instalação do tribunal da santa inquisição
CONTEXTO HISTÓRICO:
A Baixa Idade Média (século XI ao XV) é marcada pela desintegração do feudalismo e formação do capitalismo na Europa Ocidental. Ocorrem assim, nesse período, transformações na esfera econômica (crescimento do comércio monetário), social (projeção da burguesia e sua aliança com o rei), política (formação das monarquias nacionais representadas pelos reis absolutistas) e até religiosas, que culminarão com o cisma do ocidente, através do protestantismo iniciado por Martinho Lutero na Alemanha em 1517.Culturalmente, destaca-se o movimento renascentista que surgiu em Florença no século XIV e se propagou pela Itália e Europa, entre os séculos XV e XVI. O renascimento, enquanto movimento cultural, resgatou da antiguidade greco-romana os valores antropocêntricos e racionais, que adaptados ao período, entraram em choque com o teocentrismo e dogmatismo medievais sustentados pela Igreja.No filme, o monge franciscano representa o intelectual renascentista, que com uma postura humanista e racional, consegue desvendar a verdade por trás dos crimes cometidos no mosteiro.
Atividade proposta por Viviane Galvão no caderno
1)Explique os fatores que beneficiaram as cidades Italianas no renascimento comercial.
R: Devido às condições geográficas favoráveis e ao fortalecimento de suas ligações comerciais com o Oriente, através da 4º cruzada, obtiveram a primazia na distribuição de mercadorias orientais por todo continente Europeu.

2)Porque a região cententrional da Europa obteve grande desenvolvimento comercial na baixa idade média.
R: Na Europa cententrional, o comercio desenvolveu especialmente noas mares Bálticos e do norte, sobre tudo na Região da Flandres, famosa pela produção de lã.

3)Como funcionava as feiras medievais, e quais as suas conseqüências.
R)Até o século XIV as mais importantes feiras se realizavam em champanhe cantando em francês realizado num dos pntos mais centrais da Europa Ocidental. Nesses mercados ambulantes, as comerciantes do norte podiam oferecer seus produtos (tecido, pele madeira, mel, peixe) aos Italianos adquirindo deles a mercadoria Oriental. Esse comercio possibilitou o retorno das transações francesas, com o reaparecimento da moeda o novo impulso a atividade creditas e a entrada em circulação de letras de cambio, realçando as atividades bancarias, com isso a terra deixou de constituir a única expressão da riqueza parecendo com destaques em novo grupo social os mercadores e o declínio de champanhe.
4)O que eram os Hansas e como elas funcionavam.
R) A partir do século XII, surgem as Hansas ou ligas, poderosas associações de comerciantes que congregavam os interesse de diversas cidades , realizando o comercio em grande escala dentre as associações surgidas na baixa idade média , destaca-se a merchantes of the staple ,que controlava a exportação de lã da Inglaterra e a importação de mercadoria de varias cidades flamengas.
5)Como se formaram as cidades medievais e como funcionavam.
R)Algumas através de vilas antigas, outras espontaneamente, uma nos influenciava estradas ou juntos a foz de um rio e outros perto de abadias.As muralhas garantiam a segurança.As atividades eram feitas livremente, submetiam –se a autoridade dos senhores feudais aonde os burgueses pagavam impostos.
6) Explique o movimento comunal e as cartas de franquia.
R:Com o crescimento das atividades comerciais e a ascensão da burguesia, essas cidades passaram a buscar sua independência . A carta era o documento pelo qual era formalizado a conquista da burguesia. Direito de arrecadar impostos em proveito da própria cidade, liberando tributos aos senhores feudais, direito de organizar sua própria milícia, autonomia administrativa e judiciária.

7)O que eram e como funcionavam as guildas.
R: Associações que buscavam o monopólio do comercio local limitando duramente o comercio feito por estrangeiro e controlado os preços dos produtos.

8)Qual os objetivos das corporações de ofícios e como se organizavam.
R; Desempenhava funções semelhantes, visando manter o monopólio se seus ramos de atividades, impedindo a concorrência entre os que produziam mesmo artigo e controlando preços e a qualidade dos produtos.

Quinta-feira ,21 de agosto de 2008.
Eram aulas geminadas ,no 4º e 5º que iam de 10:00H ás 11:35H
Não tivemos aula ,pois , fomos liberados para assistir a final do futebol de campo feminino BrasilXEstados Unidos ,cujo não obtivemos êxito.
Autores:Getúlio Lopes /Donald Tavares.

12 comentários:

milabeka disse...

Olha, pra 1ª pergunta do questionário do filme, eu dei um foco maior pra as atividades pode-se dizer assim religiosas, respondi + ou - assim:
"A vida era simples, os monges acordavam antes do nascer do Sol e entoavam seus cantos gregorianos; tinham algumas ações de camponeses, como ferreiro, limpar folhas e realizavam atividades primárias de subsistência."
coloquei isso pra ver se isso acrescenta em alguma coisa.
CAMILA REBECA

catarinaalves__ disse...

- Eu fiquei super curiosa em relação ao nome do filme. Afinal, no filme não há nenhuma explicação. Daí, eu decidi pesquisar e acabei achando isso:

A expressão "O nome da Rosa" foi usada na Idade Média significando o infinito poder das palavras. A rosa subsiste seu nome, apenas; mesmo que não esteja presente e nem sequer exista. A "rosa de então", centro real desse romance, é a antiga biblioteca de um convento beneditino, na qual estavam guardados, em grande número, códigos preciosos: parte importante da sabedoria grega e latina que os monges conservaram através dos séculos.

Nathália Ratis disse...

Eu gostaria de acrescentar na 5° questão sobre o filme "O nome da rosa" .No filme mostra que Aristóteles escreveu uma obra (Poética), que dizia: " A comédia é o instrumento da verdade" contradizendo a igreja, que afirmava:"Deus não deseja que futilidades sejam glorificadas ".

Anônimo disse...

valeu ___ galera!
ajudo mitão
!!!!!
=)

deyse disse...

gente valeu respostas do meu exercicio xD
muito obrigado

Anônimo disse...

Amei...sua forma de responder as questoes...é assim mesmo que vamos aprendendo a entender a arte que esta em nossa volta.

Anônimo disse...

vlw galera pelas respostas...ajudou bastante

Anônimo disse...

Valeu, essas perguntas me ajudaram muito a responder o meu trabalho de história.

Anônimo disse...

Galera vlw mim Ajudou muito Valw mesmo

Anônimo disse...

qual é o motivo do filme ter este título:" o nome da rosa"?

Luana -chan disse...

Muito Obrigada, seu questionário me ajudou muito :3

Luana -chan disse...
Este comentário foi removido pelo autor.