domingo, 4 de maio de 2008

P.U. - 1º Unidade

1) (UFPE) O processo de independência do Brasil envolveu interesses conflitantes tanto na área econômica quanto na área política. Qual das alternativas apresenta esses conflitos?

a) Os interesses econômicos dos comerciantes portugueses se chocaram com o "liberalismo econômico" praticado pelos brasileiros, subordinados à hegemonia da Inglaterra.
b) A possibilidade de uma sociedade baseada na igualdade e na liberdade levou a jovem nação a abolir a escravidão.
c) As colônias espanholas tornaram-se independentes dentro do mesmo modelo brasileiro: monarquia absolutista.
d) A Guerra da Independência dividiu as províncias brasileiras entre o "partido português" e o "partido brasileiro" , levando as Províncias do Grão-Pará, Maranhão, Bahia e Cisplatina a apoiarem, por unanimidade, a independência.
e) Os republicanos, os monarquistas constitucionalistas e os absolutistas lutaram lado a lado pela independência, não deixando que as suas diferenças dificultassem o processo revolucionário.

2) (Fuvest 91) Ao proclamarem a sua independência, as colônias espanholas da América optaram pelo regime republicano, seguindo o modelo norte-americano. O Brasil optou pelo regime monárquico:

a) pela grande popularidade desse sistema de governo entre os brasileiros.
b) porque o sistema republicano manteria no poder os comerciantes portugueses.
c) por ser a maneira de evitar a participação popular e garantir a continuidade do sistema econômico e dos privilégios da elite.
d) pelo fascínio que a pompa e o luxo da corte monárquica exerciam sobre os colonos.
e) em oposição ao regime republicano português implantado pelas cortes.

3) (SANTA CASA-SP) A introdução do Poder Moderador, inspirado em filósofos políticos franceses, na Constituição de 1824, que regeu o destino do Império, significou, na verdade, uma.

a) Diminuição do poder central, que, assim, dava algumas de suas atribuições ao legislativo.
b) Inovação na vida política brasileira , pois tornava os diversos poderes independentes e autônomos.
c) Limitação do Poder Judiciário, que deixava de ser o árbitro nas questões constitucionais.
d) Centralização do poder monárquico, ao qual ficavam subordinados os demais poderes.
e) Hipertrofia do Executivo, que passou a influenciar, decisivamente, a monarquia.

4) Pernambuco assumiu no século XIX uma postura de rebeldia, o que pode ser observado em 1817, em 1824 e em 1848. A este respeito assinale a única afirmativa correta

a) O movimento de 1824 ficou conhecido como “Revolução dos Padres” devido a importância de seu maior líder, Frei Caneca, que foi condenado a morte.
b) Os movimentos de 1817 e de 1824 possuíram características liberais, contaram com apoio de províncias vizinha e abalaram o reinado de D. Pedro I.
c) A “Conspiração dos Suassunas” pode ser considerada um antecedente que influenciou diretamente a Confederação do Equador.
d) Em 1817 os pernambucanos protestaram contra o absolutismo de D. João VI e contra a imposição de governadores conservadores para Pernambuco.
e) Na Revolução dos Padres os rebeldes adotaram uma lei orgânica e durante a Confederação do Equador foi adotada provisoriamente a Constituição da Colômbia

5) Entre os motivos relacionados á crise do primeiro reinado, podemos citar:

I – A crise econômica agravada pelo déficit da balança comercial, pelo endividamento com a Inglaterra e pela falência do Banco do Brasil.
II – O envolvimento de D. Pedro I na crise sucessória do trono português;
III – A Revolução do Porto e as tentativas de recolonização do Brasil.
IV – A derrota do Brasil na Guerra Cisplatina.
V – O enfraquecimento do Imperador diante das limitações impostas pela Constituição de 1824.

Estão corretas as alternativas:

a) I, II e III
b) II, III e IV
c) I, IV e V
d) I, II e V
e) I, II e IV

6) (FESP) Leia atentamente, as afirmativas abaixo.

1. Na cultura, os romanos destacaram-se pelo desenvolvimento da filosofia, herança que receberam dos gregos.
2. O século IV ficou conhecido como o século de ouro da civilização romana.
3. A Pax Romana era fundamentada na submissão dos povos vizinhos e na exploração da mão-de-obra escrava.
4. Através da Lei Canuléia os plebeus obtiveram permissão para casar com pessoas da classe patrícia.
5. Tibério e Caio Graco, tribunos da plebe, tiveram preocupações marcantes com as questões sociais romanas.

Assinale a opção correta.

a) 1, 2 e 5
b) 3, 4 e 5
c) 2, 4 e 5
d) 2, 3 e 5
e) 1, 2 e 3

7) Sobre organização social romana assinale a alternativa INCORRETA.

a) O período da República foi marcado por inúmeros conflitos entre Patrícios e Plebeus que resultaram em benefícios para os últimos.
b) Durante a monarquia a quantidade de escravos em Roma não era expressiva.
c) A expansão territorial romana contribuiu para o surgimento da classe eqüestre ou cavaleiros.
d) A sociedade romana caracterizava-se por ampla mobilidade social.
e) Durante o império os cidadãos de Roma foram organizados segundo critérios monetários.

8) (FGV) O feudalismo pode ser caracterizado, dentre outros, pelos seguintes elementos:
a) Economia agrária, forte mobilidade social, vassalagem nobre-camponês.
b) Regionalização da defesa, sociedade estamental, economia urbana.
c) Fragmentação política, mentalidade fortemente religiosa, sociedade de ordens ou estamental
d) Cultura clericalizada, economia agrícola tendente à auto-suficiência, Estado monárquico forte.
e) Aliança política entre clero e camponeses contra a nobreza

9) (FESP – adaptada) "Os cléricos devem por todos orar; os cavaleiros sem demora devem defender a honra e os camponeses sofrer" (Estevão do Fougèrs, século XII)Esses versos referem-se a função dos estamentos sociais que predominaram na fase conhecida como Idade Média. Analise as proposições abaixo:

1 - Os reis desapareceram e o poder passou a ser exercido pelos proprietários rurais;
2 – O teocentrismo medieval garantiu à Igreja sua posição no topo da pirâmide social;
3 - Para se tornar vassalo, qualquer súdito real, independente de sua situação social, poderia se colocar a serviço do rei em troca de terras.

Está(ão) corretas a(s) alternativa(s):

a) 1 e 2
b) 2 e 3
c) 1 e 3
d) 1
e) 2

10) (UFRN) Assinale a opção que contém o nome e a definição da instituição germânica que favoreceu o feudalismo.

a) Colonato: impunha a fixação do camponês (colono) à terra, semelhante à do servo, que ficava subordinado aos grandes proprietários rurais.
b) Precarium: consistia na entrega de terras a um grande senhor em troca de proteção, como ocorreria posteriormente com os vilões.
c) Comitatus: estabelecia a relação de lealdade entre o chefe tribal e os guerreiros, como a que havia entre suseranos e vassalos.
d) Clientela: estabelecia relações de dependência social entre os indivíduos, tal como as que se criaram entre senhor e servo.
e) Colonato determinava que todos escravos seriam convertidos em servos.

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