terça-feira, 4 de novembro de 2008

Educação Medieval

O sistema educacional foi iniciado por Carlos Magno no período Carolíngio, juntamente com o “Renascimento Cultural”. Incentivando a formação de vários centros de ensino, a partir da Escola Palatina.
A educação iniciava-se aos sete ou oito anos, estendia-se por cerca de dez anos e incluía estudos preparatórios para as Universidades. Nesse período todas as igrejas possuíam escolas, de acordo com o “Concílio de Latrão”, que torna obrigatório esse ensino.
Após o termino do curso básico (Trivium e Quadrivium), os alunos que seguiam para as Universidades dirigiam-se para diversas áreas como Teologia, Direito e Medicina ou aprendia as “sete artes liberais”.
Foi na baixa Idade Média, que as universidades espalhadas, por toda a Europa. Seu método de ensino era dominado de escolástico (aulas ministradas através de debates sobre determinado tema).

1. Escola Palatina
Primeira escola fundada.
Criada por Carlos Magno no Renascimento Carolíngio. A organização dessa escola é feita por um programa: as sete artes liberais, dividida por Trivium e Quadrivium. Essa escola e seu método de ensino serviam de exemplo para outros modelos educacionais.

  • Trivium
- Gramática - Base em Donato e Prisciano.
- Retórica - Base em Cícero.
- Lógica - Base em Aristóteles.
Objetivo - Trabalhar o uso da mente.

  • Quadrivium
- Aritmética - Base na aplicação da teoria do número.
- Geometria - Base na aplicação da teoria do número.
- Astronomia- Base na aplicação teórica espacial.
- Música - Base na aplicação nos princípios musicais.
Objetivo - Trabalhar a matéria, com princípios lógicos e rápidos.

2. Escola Paroquial
Começaram a surgir nas cidades ainda em desenvolvimento. O ensino era feito pelo sacerdote responsável pela paróquia, que tinha o objetivo de formar eclesiásticos.

3. Escola Catedral
Eram escolas urbanas que tomando medidas mais liberais, deixavam de lado as episcopais. Criada através do Concílio de Roma e pelo Concílio de Latrão, essa cultura é mantida.
O uso da obra de autores clássicos, como Aristóteles e Platão.

4. Escola Monástica
Era dirigida por um eclesiástico.
Os monges eram dedicados a algumas atividades, como o estudo, ensino, e cópias de livros (monges copistas). Essas escolas surgiram longe das áreas urbanas, formavam apenas monges. No inicio seu programa de ensino, era apenas aprender a ler, escrever, ter conhecimentos bíblicos, canto, aritmética, depois vem o latim, gramática e retórica.
Obs.: Apenas os mais privilegiados freqüentavam essas instituições

5. Escola Episcopal
Nas cidades tinham como principal objetivo formar cleros seculares e os leigos, que eram preparados para defender os dogmas da Igreja Católica.

6. Universidades
Eram chamadas inicialmente de studium generale, tinham mestres e discípulos inteiramente devotados ou ensino superior. Depois passam a ser chamadas de universitas, devido à sua base de ensino de faculdade, aluno e professor, se dedicavam a uma área específica.
Acredita-se que as primeiras universidades foram a de Salerno (Itália), seguida pela de Bolonha, Oxford, Coimbra e Paris.
As Universidades faziam parte da elite medieval e vinham de todas as partes da Europa (filhos de nobres). O método de ensino é o escolástico.

2 comentários:

Anônimo disse...

legau tem tudo que eu queria adorei

Gabriella disse...

muito bom
esse texto sobre educaçao medieval
bom tdos aprendemos...