sábado, 7 de junho de 2008

Teste da II unidade (tipo B)

1) (FESP-adaptada) A religião muçulmana, que contribuiu para unificar os povos de origem árabe e lhes forneceu amparo espiritual ao longo de sua expansão:

a) tinha, como seu mais importante centro espiritual, a cidade de Bagdá. (FALSA - TINHA, COMO SEU MAIS IMPORTANTE CENTRO ESPIRITUAL, A CIDADE DE MECA)
b) inspirava a forma de governo parlamentar, pois os líderes religiosos reuniam-se numa assembléia proporcional. (FALSA - NÃO HAVIA GOVERNO PARLAMENTAR,NEM ASSEMBLÉIA, LOGO APÓS A MORTE DE MAOMÉ QUEM O SUBSTITUIU FOI O SOGRO E DEPOIS OS CALIFAS)
c) reconhecia em Maomé o único e verdadeiro Deus a ser adorado pelos islamitas. (FALSA - O VERDADEIRO DEUS A SER ADORADO ERA ALA, E MAOMÉ ERA O MAIS IMPORTANTE DOS PROFETAS E FUNDADOR DO ISLAMISMO)
d) pregava o politeísmo na medida em que reconhecia a adoração de vários deuses. (FALSA - ANTES DE MAOMÉ OS ÁRABES ERAM DE FATO POLITEÍSTAS ,COM A CONVERSÃO AO ISLAMISMO PASSARAM A ADORAR UM SÓ DEUS)
e) retirava a sua orientação dos textos considerados sagrados, contidos no Corão. (VERDADEIRA - CORÃO OU ALCORÃO, LIVRO SAGRADO DOS MULÇUMANOS, O QUAL ACREDITAM QUE E A PALAVRA LITERAL DE ALÁ)

2) (Puccamp 93) Maomé criou para os árabes:

a) uma nova forma de organização política e social, cujos laços de união baseavam-se na identidade religiosa e não no parentesco das tribos. (VERDADEIRA - ANTES DE MAOMÉ A ORGANIZAÇÃO POLÍTICA E SOCIAL ERA DESCENTRALIZADA, APÓS MAOMÉ OCORREU A UNIFICAÇÃO DAS TRIBOS)
b) um Estado muçulmano cuja sede, no período da Dinastia dos Omíadas, foi transferida para Bagdá. (FALSA - BAGDÁ SÓ FOI CRIADA NO PERÍODO DA DINASTIA ABÁSSIDAS)
c) uma nova forma de organização política, que se utilizava de mecanismos rudes e cruéis no tratamento com os povos conquistados.
(FALSA - PRATICAVAM UMA POLÍTICA DE TOLERÂNCIA COM OS POVOS CONQUISTADOS)
d) um Estado muçulmano de caráter autocrático, que se estruturou com as conquistas realizadas na Inglaterra e Escócia. (FALSA - NA EUROPA, AS CONQUISTAS ÁRABES SE LIMITARAM Á PENÍNSULA IBÉRICA - PORTUGAL E ESPANHA)
e) um Estado muçulmano cuja direção do Governo era exercida pelo condestável. (FALSA - NESSA ÉPOCA O CARGO POLÍTICO ERA EXERCIDOS PELOS CALIFAS)

3) (Uece 99) Na origem do chamado "cisma do Oriente", pode-se assinalar, entre outras coisas:

a) O Patriarca de Constantinopla não concordava com a interferência do Imperador nos assuntos da Igreja. (FALSA - O PATRIARCA DE CONSTANTINOPLA CONCORDAVA COM A INTERFERÊNCIA - CESAROPAPISMO)
b) as desavenças entre os membros da hierarquia católica e o Imperador bizantino diziam respeito à cobrança das, indulgências e à corrupção dos bispos. (FALSA - O FATO NÃO TEM RELAÇÃO COM O CISMA DO ORIENTE, E ISSO SO OCORREU NO FINAL DA IDADE MEDIA)
c) em Bizâncio, ao contrário do cristianismo ocidental, as imagens e os ídolos dos santos não eram objetos de adoração e culto. (VERDADEIRA - A IGREJA ORTODOXA RECEBEU INFLUÊNCIA INFLUÊNCIA ORIENTAL, POR ISSO A PRÁTICA RELIGIOSA ERA MAIS ESPIRITUALIZADA E ELES CONDENAVAM AS IMAGENS)
d) significou o aparecimento de inúmeras seitas "reformadas", que se desligaram da Igreja romana. (FALSA - A "REFORMA" QUE DEU ORÍGENS A OUTRAS RELIGIÕES SÓ OCORREU ANOS MAIS TARDE)
e) no Império Bizantino, a Igreja era submetida ao Imperador e promoviam um excessivo culto aos ídolos e às imagens. (FALSA - A IGREJA NÃO PERMITIA A ADORAÇÃO DE ÍDOLOS E IMAGENS)

4) (Uel 96) Os laços de vassalagem no período medieval envolviam direitos e obrigações entre as quais se destaca:

a) A prestação de serviço militar nas necessidades do suserano. (VERDADEIRA - EM TROCA DO BENEFICIUM - TERRA - O VASSALO DEVIA AO SUSSERANO AUXILIUM - AJUDA - E CONSILIUM - OBRIGAÇÃO DE PEDIR CONSELHO)
b) A prestação de serviços pessoais a qualquer suserano do rei. (FALSA - ELE SÓ DEVIA FIDELIDADE AO SUSSERANO QUE ELE FEZ O JURAMENTO)
c) O sustento financeiro das expedições militares de todo o reino. (FALSA - ELE SÓ DEVIA FIDELIDADE AO SUSSERANO QUE ELE FEZ O JURAMENTO)
d) A hereditariedade por linha masculina quanto às terras do suserano. (FALSA - O VASSALO NÃO TINHA DIREITO AS TERRAS DO SUSSERANO)
e) A organização da produção dos cereais em todas as terras do rei. (FALSA - QUEM TRABALHAVA NAS LAVOURAS ERAM OS SERVOS)

5) (UNB) Sobre o feudalismo podemos dizer que, exceto:

a) A relação de trabalho baseava-se na servidão: o servo entregava ao senhor feudal uma parte do que produzia e ainda trabalhava para ele em troca da proteção familiar. (VERDADEIRA - CORVÉIA: TRABALHO GRATUITO; TALHA;PORCENTAGEM DA PRODUÇÃO)
b) Na economia feudal não existia o comércio como atividade permanente e organizada; os produtos eram trocados diretamente, sem a utilização do dinheiro. (VERDADEIRA - NESSA ÉPOCA O USO DE MOEDA ERA RESTRITA E O FEUDO ERA AUTOSUFICIENTE)
c) No feudalismo, o poder político estava concentrado na pessoa do Rei. (FALSA - O PODER ESTAVA DESCENTRALIZADO, POIS CADA SENHOR FEUDAL POSSUÍA PODER EM SUAS TERRAS EM SUAS TERRAS)
d) No apogeu do feudalismo, a sociedade era formada pelo clero, nobreza e camponeses, e se caracterizava por pouquíssima mobilidade social.
(VERDADEIRA - ALÉM DISSO AINDA EXISTIA PARTICULARISMO POLÍTICO, RURALIZAÇÃO DA SOCIEDADE, AGRICULTURA DE SUBSISTÊNCIA, ETC)
e) Os camponeses constituíam a grande maioria da sociedade feudal. (VERDADEIRA - ERA A BASE DA PIRÂMIDE SOCIAL)

6) (UFMG) O período compreendido entre a abdicação de Dom Pedro I e o Golpe da Maioridade propiciou.

a) A formação dos primeiros núcleos de propaganda do Partido Republicano. (FALSA - O PARTIDO REPUBLICANO NÃO EXISTIU NESTE PERÍODO)
b) O fortalecimento do exército, que adquire, a partir de então, preponderante papel político. (FALSA - URANTE A REGÊNCIA ,O EXÉRCITO SE ENFRAQUECEU, PRINCIPALMENTE APÓS A CRIAÇÃO DA GUARDA NACIONAL)
c) A participação efetiva da Igreja nas questões relativas ao sistema escravocrata. (FALSA - O TEMA DA ABOLIÇÃO DA ESCRAVIDÃO NÃO ERA DEBATIDO NO BRASIL NESTE PERÍODO)
d) O acirramento das posições relativas ao centralismo e descentralismo político-administrativo. (VERDADEIRA - É POSSÍVEL PERCEBER OBSERVANDO O AVANÇO LIBERAL E O REGRESSO CONSERVADOR)
e) A conciliação, a nível político, dos partidos Liberal e Conservador. (FALSA - DISPUTA ENTRE LIBERAIS E CONSERVADORES ERA MUITO FORTE )

7) (FESP) A Primeira Assembléia Constituinte brasileira enfrentou dificuldades para discussão das suas propostas terminando por ser dissolvido por D. Pedro I em 1824. A constituição outorgada pelo Imperador.

1 - trouxe um sistema eleitoral censitário, que excluía a maior parte de população do direito ao voto; (VERDADEIRA - O VOTO CENSITÁRIO,ESTABELECE O CRITÉRIO DE RENDA)
2 - defendia idéias liberais, definindo uma estrutura de poder descentralizada; (FALSA - DEFENDIA UMA ESTRUTURADE PODER CENTRALIZADO)
3 - Permitia o voto das mulheres e dos analfabetos; (FALSA - NÃO ERA PERMITIDO O VOTO DA MULHER NEM DO ANALFABETO)
4 - seguiu o modelo do liberalismo europeu, consagrando a harmonia entre os três poderes; (FALSA - A CONSTITUIÇÃO NÃO ERA LIBERAL. HAVIA 4 PODERES. O PODER MODERADOS CONTROLA OS OUTROS 3)
5 - representou a vitória do autoritarismo do Imperador que teve suas atribuições políticas fortalecidas. (VERDADEIRA - FAVORECIA OS SEUS INTERESSES)

Estão corretas as alternativas:

a) 1 e 3
b) 2 e 3
c) 3 e 4
d) 4 e 5
e) 1 e 5

8) (UNB) Sobre o período regencial, um dos mais instáveis da vida política brasileira, assinale a alternativa incorreta:

a) Revolta dos Malês, Sabinada, Balaiada, Cabanagem são alguns dos conflitos que eclodiram nas províncias, ao longo do período regencial. (VERDADEIRA - O PERÍODO REGENCIAL FOI MARCADA POR DIVERSAS REVOLTAS. ALÉM DESSAS A CABANADA E A FARROUPILHA.) b) Dividiu-se em quatro etapas: Regência Trina Provisória, Regência Trina Permanente, Regência Uma de Feijó e Regência Una de Araújo Lima. (VERDADEIRA - AS 3 PRIMEIRA REGÊNCIA FORMOU O AVANÇO LIBERAL E A ULTIMA O REGRESSO CONSERVADOR)
c) O período regencial foi marcado pela eclosão de diferentes conflitos político-sociais, em decorrência da confrontação de grupos divergentes, envolvendo, em geral, as camadas mais pobres da população, que expressavam seu descontentamento contra um regime que não levava em conta seus problemas e necessidades. (VERDADEIRA - ESSA SITUAÇÃO PODE SER OBSERVADA PRINCIPALMENTE NA REVOLTA DA CABANADA E NA BALAIADA)
d) Durante o período regencial, organizaram-se diferentes correntes políticas, que chegaram a constituir importantes partidos, entre os quais se destacaram o Partido Liberal e o Partido Conservador. (VERDADEIRA - TINHAM PONTOS DE VISTAS POLÍTICOS DIFERENTES, POR ISSO VIVIAM EM RIVALIDADE)
e) A mudança da Regência Trina para Una foi determinada pelo Ato institucional de 1835, que reformava a Constituição outorgada em 1824; com esta mudança se pretendia assegurar a centralização do poder. (FALSA - NÃO EXISTIU O ATO INSTITUCIONAL DE 1835. ESSA MUDANÇA FOI DETERMINADA PELO ATO ADICIONAL DE 1834)

9) (PUC-SP) Os anos das regências, na história do Império brasileiro, podem ser caracterizados como um período de

a) Conciliação política entre exaltados e moderados. (FALSA - NESSA ÉPOCA O PARTIDO EXALTADO E O MODERADOR VIVIAM EM CONFLITOS)
b) Experiência republicana pela eleição dos regentes. (VERDADEIRA- DA MESMA FORMA QUE NO GOVERNO REPUBLICANO O PODER EXECUTIVO (REGENTES) ERA ELEITO )
c) Realização das reformas de base pelos partidos políticos. (FALSA - NÃO OCORRERAM GRANDES REFORMA NESSA ÉPOCA )
d) Agravamento das tensões sociais com a abolição do tráfico de escravos. (FALSA - NESSE PERÍODO A QUESTÃO DA ABOLI ÇÃO NÃO ERA DISCUTIDA)
e) Transição para novas formas de organização social. (FALSA - NÃO HOUVE GRANDE MUDANÇAS NA ORGANIZAÇÃO SOCIAL)

10) (CESGRANRIO) Aqueles que desencadearam a Guerra dos Farrapos fizeram saber, a todo o Império, que: "... esses males, nós os temos suportado em comum com as outras províncias da União Brasileira (...). Para que lançássemos mão das armas foi preciso a concorrência de outras causas (...) que nos dizem respeito (...) e que nos trouxeram íntima convicção da impossibilidade de avançarmos na carreira da civilização e prosperidade sujeitos a um Governo que há formado o projeto iníquio de nos submeter à mais abjeta escravidão..." O trecho do Manifesto Farroupilha de 1838 referia-se.

a) Aos anseios centralizadores, definidos como os únicos capazes de fazer avançar a sociedade "na carreira da civilização e prosperidade". (FALSA - ELES QUERIAM A DESCENTRALIZAÇÃO)
b) Aos anseios autonomistas das províncias e aos interesses dos estancieiros charqueadores gaúchos em alterar a política tarifária do Império. (VERDADEIRA - ELES QUERIAM A DIMINUIÇÃO DOS IMPOSTOS DE SAL)
c) Aos interesses conservadores em liquidar, ainda que pelo recurso às armas, a centralização defendida pelos estancieiros e charqueadores gaúchos. (FALSA - OS ESTANCIEIROS QUERIAM MAS AUTONOMIA PARA A PROVÍNCIA DO RIO GRANDE DO SUL)
d) Aos anseios autonomistas das províncias e à determinação de eliminar o sistema de produção escravista em vigor também na província do Rio Grande. (FALSA - ELES ERAM ESCRAVOCRATAS E NÃO QUERIA ELIMINAR O SISTEMA DE PRODUÇÃO ESCRAVISTA)
e) Aos anseios de civilização e prosperidade das várias regiões do Império entravados pela utilização do trabalho escravo. (FALSA - ELES QUERIAM BENEFÍCIOS PARA ELES, NÃO ESTAVAM PREOCUPADOS COM AS OUTRAS PROVÍNCIAS)


- Marília Galvão

Nenhum comentário: